domingo, 25 de novembro de 2012

Grandes carros são obras de arte

Chris Bangle fala sobre a obra de arte que são os grandes carros! 

Infelizmente ainda não tem legendas em português, mas coloco abaixo do vídeo a tradução via Google!


O que eu quero falar é, como pano de fundo, é a idéia de que os carros são arte. Isso é realmente muito significativo para mim, porque os designers de automóveis tendem a ser um pouco mais baixo no totem - nós não fazemos livros mesa de café com apenas uma lâmpada dentro dela - e os carros são pensados ​​tanto como um produto que é um pouco difícil de entrar no lado estético sob o mesmo tipo de terminologia que se poderia discutir arte. E assim que os carros, como arte, traz-lo em um plano emocional - se você aceitar isso - que você tem que lidar com o mesmo nível que você faria com arte com A maiúsculo


Agora, neste ponto você vai ver um retrato de Michelangelo. Isto é completamente diferente de automóveis. Automóveis são auto-mover as coisas, certo? Elevadores são automóveis. E eles não são muito emocional, pois eles resolver um propósito, e certamente automóveis foram em torno de 100 anos e ter feito a nossa vida funcional muito melhor em muitos aspectos, eles também sido uma verdadeira dor na bunda, porque os automóveis são realmente a coisa que temos que resolver. Temos de resolver a poluição, temos que resolver o congestionamento - mas isso não é o que me interessa neste discurso.O que me interessa neste discurso são os carros. Automóveis pode ser o que você usa, mas os carros são o que são, de muitas maneiras. E enquanto nós podemos resolver os problemas de automóveis, e eu acredito que nós podemos, com células de combustível ou hidrogênio, como a BMW está realmente hip, e muitas outras coisas, então eu acho que nós podemos olhar o passado que e tentar entender o porquê este gancho é em muitos de nós - do carro-y-ness - eo que isso significa, o que podemos aprender com ele. Isso é o que eu quero chegar. Os carros não são um conjunto de roupas, carros são um avatar. Os carros são uma expansão de si mesmo: eles tomam seus pensamentos, suas idéias, suas emoções, e multiplicá-lo - a sua raiva, o que for. É um avatar. É um super-waldo que tiver que ser dentro de, e se você se sentir sexy, o carro é sexy. E se você está cheio de raiva da estrada, você tem um "Chevy: Like a Rock", certo?


Os carros são uma escultura - você sabia disso? Que cada carro que você vê lá fora é esculpida à mão. Muitas pessoas pensam: "Bem, é computadores, e é feito por máquinas e coisas assim." Bem, eles reproduzi-lo, mas os originais são todos feitos à mão. Ele é feito por homens e mulheres que acreditam muito em seu ofício. E eles colocam o mesmo tipo de tensão na escultura de um carro que você faz em uma grande escultura que você ir olhar em um museu. Essa tensão entre a necessidade de expresso, a necessidade de descobrir, então você colocar algo novo para ele, e ao mesmo tempo você tem limites de artesanato. Regras que dizem, isto é como você lida com superfícies, é o que é tudo sobre controle, que é como você mostrar que você é um mestre do seu ofício. E essa tensão, essa descoberta, que impulso para algo novo - e, ao mesmo tempo, o sentimento de obrigação para com a relação de artesanato - que é tão forte em carros como é em qualquer coisa. Trabalhamos em argila, o que não mudou muito desde Michelangelo começou a brincar com ele, e não há uma analogia muito interessante para isso também. Real rapidamente - Michelangelo disse uma vez que ele está lá para "descobrir a figura dentro", OK? Lá vamos nós, o automóvel. Que foi de 100 anos ali - você pegou isso? Entre aquele lá, e que um lá, que mudou muito não é? OK, não é marketing, não há um conceito de carro muito interessante aqui, mas a parte de marketing não é o que eu quero falar aqui. Eu quero falar sobre isso. Por isso significa que você tem que lavar um carro, o que é, que a sensualidade você tem que tocar a respeito? Essa é a escultura que vai para ele. Que sensualidade. E isso é feito por homens e mulheres que trabalham como esta, fazer carros.


Agora essa citação pouco sobre escultura de Henry Moore, acredito que que "a pressão dentro" que de Moore falando - pelo menos quando se trata de carros - vem de volta para essa idéia de a média. É que para viver, que precisa para sobreviver, para expressar-se, que vem em um carro, e leva mais de pessoas como eu. E nós dizer às outras pessoas, "Faça isso, faça isso, faça isso," até que essa coisa vem vivo. Estamos completamente infectado. E a beleza pode ser o resultado deste contágio, é muito maravilhoso. Esta escultura é, naturalmente, no centro de tudo isso, e é realmente o que coloca a arte em nossos carros. E não é um conjunto muito diferente, realmente, quando eles estão trabalhando como este, ou quando alguém funciona assim. É o mesmo tipo de compromisso, o mesmo tipo de beleza.


Agora, agora eu chegar ao ponto. Eu quero falar sobre carros como arte. Arte, no sentido platônico, é verdade; sua beleza e amor. Agora isto é realmente onde designers de negócio do carro divergem dos engenheiros. Nós realmente não temos um problema de falar sobre o amor. Nós não temos um problema de falar sobre a verdade ou beleza nesse sentido. Isso é o que estamos procurando - quando estamos trabalhando nosso ofício, estamos realmente tentando encontrar a verdade lá fora. Nós não estamos tentando encontrar vaidade e beleza. Estamos tentando encontrar a beleza na verdade. No entanto, os engenheiros tendem a olhar para as coisas um pouco mais de Newton, em vez de esta abordagem quântica. Estamos lidando com irrationalisms, e estamos lidando com paradoxos que admitem existir, e os engenheiros tendem a olhar as coisas um pouco mais como dois e dois são quatro, e se você conseguir 4,0 é melhor, e 4,000 é ainda melhor . E que às vezes leva a pouco de uma divergência em por que estamos fazendo o que estamos fazendo. Nós praticamente aceitou o fato, porém, que são as mulheres na organização da BMW - BMW é um tipo de negócio muito viril, - homens, homens, homens, é de engenheiros. E nós somos o tipo do lado feminino a isso. Tudo bem, isso é legal. Você sair e ser viril. Nós vamos ser um pouco mais feminina. Porque o que nos interessa é encontrar forma que é mais do que uma função.


Nós estamos interessados ​​em encontrar a beleza que é mais do que apenas uma estética, é realmente uma verdade. E eu acho que essa idéia de alma, como estar no coração de grandes carros, é perfeitamente aplicável. Vocês todos sabem disso. Você sabe que um carro quando vi, com alma. Você sabe como isso é forte. Bem, essa experiência do amor, e da experiência de design, para mim, são intercambiáveis. E agora eu estou indo para a minha história.


Eu descobri algo sobre o amor e design através de um projeto chamado Deep Blue. E antes de tudo, você tem que ir comigo por um segundo, e dizer, você sabe, você poderia tomar a palavra "amor" de um monte de coisas na nossa sociedade, colocar a palavra "design", e ainda obras, como esta citação aqui, você sabe. É o tipo de obras, sabe? Você pode entender isso. Ele trabalha em obviedades. "Tudo é justo no projeto e na guerra." Certamente vivemos em uma sociedade competitiva. Eu acho que este aqui, há uma canção pop que realmente descreve Philippe Starck para mim, você sabe, é como você sabe, isso é como o amor de cachorro, você sabe, isso é direito legal? Escova de dentes, legal. É realmente só fica séria quando você olha para algo como isto. OK?


(Risos)Esta é uma substituição que eu acredito que todos nós, em gestão de design, são culpados. E essa idéia de que há mais para amar, mais a concepção, quando se chega ao seu vizinho, seu outro lado, pode ser física como este, e talvez no futuro ele será. Mas agora ele está em lidar com o nosso povo, nossas próprias equipes que estão fazendo a criação. Então, a minha história. A idéia de pessoas de trabalho é o que nós trabalhamos com aqui, e eu tenho que fazer uma ligação com meus designers quando estamos criando BMWs. Nós temos que ter uma intimidade compartilhada, uma visão compartilhada - o que significa que temos de trabalhar como uma família, temos que entender a nós mesmos dessa maneira. Há bons momentos, há tempos interessantes, e há alguns momentos de estresse também. Você quer fazer carros, você tem que ir para fora. Você tem que fazer carros na chuva, você tem de fazer carros na neve. Essa é, por sinal, é uma apresentação que fizemos ao nosso conselho de administração. Nós transportar seus traseiros na neve, também. Você quer saber os carros do lado de fora? Bem, você tem que ficar de fora para fazer isso. E porque são artistas, eles têm temperamentos muito artística. Tudo bem? Agora uma coisa sobre a arte é, a arte é descoberta, e arte é descobrir a si mesmo através de sua arte. Certo? E uma coisa sobre carros é que estamos todos um pouco como Pigmalião, estamos completamente no amor com nossas próprias criações. Esta é uma das minhas pinturas favoritas, realmente descreve nosso relacionamento com os carros. Isso é doentio além da crença.


(Risos)Mas por causa disso, a intimidade com que nós trabalhamos juntos como uma equipe assume uma nova dimensão, um novo significado. Temos um centro compartilhado; temos um foco compartilhado - que o carro fica no meio de todos os nossos relacionamentos. E é meu trabalho, no processo competitivo, para estreitar esta baixo. Eu ouvi hoje sobre genes de José de morte que têm que entrar e matar a reprodução celular. Você sabe, isso é o que eu tenho que fazer às vezes. Começamos com 10 carros, nós reduzi-lo a cinco carros, até três carros, até dois carros, até um carro, e eu estou no meio de que matar, basicamente. O amor de alguém, o bebê de alguém. Isso é muito difícil, e você tem que ter uma ligação com a sua equipe, que permite que você faça isso, porque a sua vida é embrulhado em que também. Eles têm esse gene infectado neles também, e eles querem que viver, mais do que qualquer outra coisa.


Bem, este projecto, o Deep Blue, me colocou em contato com a minha equipe de uma maneira que eu nunca esperava, e eu quero dá-lo a você, porque eu quero que você a refletir sobre isso, talvez em seus próprios relacionamentos. Nós queríamos fazer um um carro que foi um salto de fé completa para a BMW. Nós queríamos fazer uma equipe que foi tão distante da maneira que tinha feito isso, que eu só tinha um número de telefone que me ligava para eles. Então, o que fizemos foi: em vez de ter uma equipe de artistas que são apenas o pulso, decidimos liberar uma equipe de designers criativos e engenheiros para descobrir o que é o sucessor do fenômeno SUV nos Estados Unidos. Este é 1996 fizemos este projeto. E, assim, os enviou com este nome da equipe, o Deep Blue. Agora muitas pessoas sabem Deep Blue da IBM - que, na verdade, roubou-los porque nós achamos que se alguém ler os nossos faxes eles pensariam que estamos falando de computadores. Descobriu-se que era muito inteligente, porque o Deep Blue, em uma empresa como a BMW, tem um gancho - "Deep Blue", wow, nome legal. Então, as pessoas se amarram nela. E fizemos uma equipe de designers, e enviou-os para a América. E nós lhes deu um orçamento, o que pensávamos ser um conjunto de resultados, um calendário, e nada mais. Como eu disse, eu só tinha um número de telefone que me ligava para eles.


E um grupo de engenheiros trabalhou na Alemanha, ea idéia era que iriam trabalhar separadamente sobre este problema do que é o sucessor do SUV. Eles se reúnem, comparar as notas. Em seguida, eles iriam trabalhar à parte, se unem, e eles produzem juntos um conjunto monumental de opiniões diversas que não poluem ideias uns dos outros - mas ao mesmo tempo se reuniram e resolveram os problemas. Esperemos que, realmente entender o cliente em seu coração, onde o cliente é, viver com eles nos Estados Unidos. Então - enviou a equipe fora, e, na verdade, algo diferente aconteceu. Eles foram outros lugares.


(Risos)Eles desapareceram, muito sinceramente, e tudo que eu consegui foi cartões postais. Agora, eu tenho alguns cartões postais desses caras em Las Vegas, e eu tenho alguns cartões postais desses caras no Grand Canyon, e eu tenho esses cartões postais de Niagara Falls, e logo eles estão em Nova York, e eu não sei mais onde. E eu estou dizendo a mim mesmo: "Este vai ser um ótimo carro, eles estão fazendo a pesquisa que eu nunca pensei nisso antes." Certo? E eles decidiram que, em vez de, como, ter um estúdio, e seis ou sete apartamentos, que era mais barato alugar Elizabeth Taylor, ex-casa em Malibu. E - pelo menos eles me disseram que era a sua casa, eu acho que foi de uma vez, ela tinha uma festa lá ou algo assim. Mas de qualquer forma, esta era a casa, e todos viveram lá. Agora, este é 24/7 vida, meia-dúzia de pessoas que tinham deixado sua - alguns tinham deixado suas esposas para trás e famílias para trás, e eles literalmente viveu nesta casa para os seis meses o projeto estava na América, mas os primeiros três meses foram os mais intensiva. E uma das mulheres jovens no projeto, ela era uma mulher fantástica, ela realmente construiu seu quarto na casa de banho. O banheiro foi tão grande, que ela construiu a cama sobre a banheira - é muito fascinante.Por outro lado, eu não sabia nada sobre isso. OK? Nada. Isto é tudo acontecendo, e tudo que eu estou recebendo é postais desses caras em Las Vegas, ou o que quer, dizendo: "Não se preocupe Chris, este é realmente vai ser bom." OK? Então, meu conceito do que um estúdio de design foi provavelmente - eu não estava na velocidade de onde esses caras eram.No entanto, a volta engenheiros em Munique havia assumido esse tipo de solução newtoniana, e que eles estavam tentando descobrir quantos suportes para copos podem dançar na cabeça de um alfinete, e, você sabe, essas questões realmente sérias que estão enfrentando o consumidor moderno . E um estava esperando que estas duas equipes se reuniam, e este conluio de criatividade incrível, nestas incrível cenário, e esses engenheiros incrivelmente estressada, criaria algumas soluções incríveis. Bem, o que eu não sabia era, eo que nós descobrimos foi - esses caras, eles não podem sequer como falar com o outro nessas condições. Você começa uma divergência de pensamento newtoniano e quântica nesse ponto, você tem uma divisão na sua caixa de diálogo que é tão profunda e, até agora, que não pode trazer isso junto em tudo.


E assim nós tivemos nossa primeira reunião, depois de três meses, em Tiburon, que é só subir a estrada a partir daqui - você sabe Tiburon? E a idéia foi após os primeiros três meses de pesquisa independente que vão apresentar tudo isso ao Dr. Goschel - que agora é meu chefe, e naquele momento ele foi co-mentor do projeto - e que vão apresentar os seus resultados . Gostaríamos de ver para onde estávamos indo, queremos ver a primeira indicação de que poderia ser o fenômeno sucessivo ao SUV nos Estados Unidos. E então eu tive essas idéias na minha cabeça, que isso vai ser ótimo. Quer dizer, eu vou ver tanto trabalho, é tão intenso - Eu sei que provavelmente Las Vegas significou muito sobre isso, e eu não estou realmente certo de onde veio o Grand Canyon em ambos - mas de alguma forma tudo isso é vai vir junto, e eu vou ver algum produto realmente grande. Então nós fomos para Tiburon, depois de três meses, e que a equipe tinha se reunido na semana anterior, muitos dias antes do tempo. Os engenheiros sobrevoou e designers se reuniram com eles, e eles colocaram a sua apresentação em conjunto.


Bem, acontece que os engenheiros não tinha feito nada. E eles não tinham feito nada, porque - uma espécie de, como no negócio do carro, os engenheiros estão lá para resolver problemas, e nós estávamos pedindo-lhes para criar um problema. E os engenheiros estavam esperando para os designers de dizer: "Este é o problema que nós criamos, agora nos ajudar a resolver isso." E eles não poderiam falar sobre ele. Então, o que aconteceu foi, os engenheiros apareceram com nada. E os engenheiros disseram os designers, "Se você entrar com todas as suas coisas, nós vamos sair, vamos caminhar à direita do projeto."


Então, eu não sabia de nada disso, e temos uma apresentação que teve uma agenda, olhou como este. Havia um monte de diálogo. Passamos quatro horas sendo dito tudo sobre vocabulário que precisa ser construído entre engenheiros e designers. E aqui eu estou esperando a qualquer momento, "OK, eles vão virar a página, e eu estou indo para ver os carros, eu vou ver os esboços, eu vou ver talvez uma idéia de onde ele está indo. " Diálogo mantidos em curso, com mapas mentais de palavras, e logo foi se tornando óbvio que em vez de ser deslumbrado com brilho, eu estava seriamente ser frustrada com besteira. E se você pode imaginar o que isso é assim, para que esses meses de indicação de quão grande cartão postal esta equipa está a trabalhar, e eles estão lá fora, gastar todo esse dinheiro, e eles estão aprendendo, e eles estão fazendo tudo isso . Fui porra balístico, certo? Eu fiquei louco. Você pode provavelmente se lembra Tiburon, que costumava olhar como este.Depois de quatro horas de isso, eu levantei, e eu levei essa equipe distante. Eu gritei com eles, eu gritava com eles, "O que diabos você está fazendo? Você está me deixando mal, você é meus designers, que é suposto ser os criativos, o que diabos está acontecendo aqui? " Foi provavelmente uma das minhas melhores tiradas, eu tenho alguns bons, mas esta foi provavelmente uma das minhas melhores. E eu fui para essas pessoas; como eles poderiam tirar dinheiro da BMW, como eles poderiam ter um feriado de três meses e não produzem nada, nada? Porque é claro que eles não nos disseram que eles tinham três caminhonetes cheias de desenhos, conceitos, imagens modelo - tudo o que eu queria, eles trancados nos carros, porque eles tinham mostrado solidariedade com os engenheiros - e eles 'd decidiu não mostrar-me qualquer coisa, a fim de dar a oportunidade para resolver o problema a chance de começar, porque não tinha percebido, é claro, que eles não poderiam fazer problema criando. Então nós fomos para o almoço -


(Risos)E eu tenho que dizer, este foi um almoço a sério tranquila. Os engenheiros estavam todos sentados em uma das extremidades da mesa, os designers e eu me sentei na outra ponta da tabela, realmente tranqüila. E eu estava apenas foder furioso, furioso. OK? Provavelmente porque eles tiveram toda a diversão e não o fiz, você sabe. Isso é o que você ficar furioso sobre a direita? E alguém me perguntou sobre Catherine, minha esposa, você sabe, ela voar comigo ou algo assim? Eu disse, "Não", e desencadeou um conjunto de pensamentos sobre a minha esposa. E lembrei-me de que, quando Catherine e eu nos casamos, o padre fez um sermão muito bom, e ele disse algo muito importante. Ele disse: "O amor não é egoísta", disse ele, "O amor não significa contagem de quantas vezes eu digo, 'eu te amo'. Isso não significa que você teve relações sexuais isso muitas vezes este mês, e é duas vezes menos do que no mês passado, o que significa que você não me ama mais. Amor não é egoísta. " E eu pensei sobre isso, e eu pensei, "Você sabe, eu não estou mostrando o amor aqui. Estou seriamente não demonstrar amor. Estou no ar, estou no ar, sem confiança. Isso não pode ser. Isso não pode ser que eu estou esperando um certo número de esboços, e para mim esse é o meu método de quantificação para a qualificação de uma equipe. Isso não pode ser. "


Então eu disse-lhes esta história. Eu disse: "Gente, eu estou pensando em algo aqui, isso não está certo. Que não pode ter um relacionamento com vocês com base em uma premissa de que é um quantificáveis. Baseado em uma premissa ditado que diz: 'Eu sou um chefe, você faz o que eu digo, sem confiança. '"Eu disse:" Isto não pode ser. " Na verdade, todos nós rompeu em lágrimas, para ser completamente honesto sobre isso, porque eles ainda não podiam me dizer o quanto frustração que tinha construído dentro de si, não ser capaz de me mostrar o que eu queria, e simplesmente ter que me perguntar confiar-lhes que ele viria. E eu acho que nós sentimos muito mais perto desse dia, cortamos um monte de cordas que não precisa estar lá, e nós forjou o conceito para o que a equipe real e criatividade é tudo. Vamos colocar o carro de volta no centro de nossos pensamentos, e colocar o amor, eu acho, realmente de volta para o centro do processo.


A propósito, que a equipe passou a criar seis conceitos diferentes para o próximo modelo do que seria a proposta para a próxima geração depois de SUVs nos Estados Unidos. Um deles foi a idéia de um cupês crossover - você vê-lo no térreo, o Coupe X - eles tinham um monte de diversão com isso. Foi a capitulação de nosso moto, o GS, como Carl Magnusson diz, "brute-iful", como a idéia de que poderia ser uma moto, se você adicionar mais duas rodas. E assim, em conclusão, a minha lição que eu queria passar para você, foi este aqui. Eu também estou indo roubar uma citação pouco de "Pequeno Príncipe". Há muito a ser dito sobre confiança e amor, se você sabe que essas duas palavras são sinônimos para o projeto. Eu tinha um relacionamento muito, muito significativa com a minha equipe naquele dia, e é assim permaneceu desde então. E eu espero que você também achar que não há mais a conceber, e mais para a arte do desenho, do que fazê-lo sozinho. É verdade que a confiança eo amor, que faz valer a pena.Muito obrigado.(Aplausos)

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